Dia: 11 de outubro de 2024
TRE DIVULGA LISTA DE VEREADORES E PREFEITO ELEITOS PARA LEGISLATURA DE 2025 A 2028 EM PEDRAS DE FOGO
O Tribunal Regional da Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) divulgou a lista dos vereadores eleitos para a próxima Legislatura (2025/2028). A nova composição da Câmara Municipal de Pedras de Fogo (CMPF) contará com 11 vereadores, mesmo número de vagas da última legislatura. A composição está distribuída entre 8 homens e 3 mulheres.
Para prefeito, o resultado foi a vitória do atual gestor, que foi reeleito com 13.533 votos, 66,69% dos votos válidos. Ba Barros é do MDB e vai para o segundo mandato à frente da Prefeitura de Pedras de Fogo. Ele assumiu a gestão com o falecimento do ex-prefeito Manoel Júnior em 2023.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB), a cidade de Pedras de Fogo 2 candidatos a prefeito e 68 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desses, 65 foram considerados aptos a concorrer, e 6 partidos lançaram chapas com candidatos para preencher as 11 vagas da Câmara Municipal do município.
Confira a lista de vereadores eleitos em Pedras de Fogo:
Vereadores Eleitos por Quociente Partidário:
Luan da Saúde (PSB) – 1.266 votos
Leonardo Barros (MDB) – 1.162 votos
Lucas do Abacaxi (MDB) – 1.009 votos
Cláudio Vapor (PODE) – 984 votos
Jurandir de Danda (PSDB) – 987 votos
Valdinho Romão (REPUBLICANOS) – 881 votos
Gel Bulhões (PSDB) – 862 votos
Leleo do Alternativo (PODE) – 794 votos
Vereadoras Eleitas por Média de Votos:
Jossânia Batista (MDB) – 987 votos
Irmã Luciene (PODE) – 770 votos
Professora Claudiana (PSB) – 392 votos
Funções do parlamentar municipal
Aos vereadores e vereadoras cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Poder Executivo – no caso, o prefeito Ba Barros. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos.
Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.