Mês: setembro 2021
Câmara reabrirá galeria para o público nesta quarta-feira, 22 de setembro
“A Câmara é a casa do povo. Este lugar sempre estará aberto para a população de Pedras de Fogo”. Essa é a fala do Presidente da Casa Antônio Pereira Gomes Filho, vereador Itamar Monteiro.
Devido ao agravamento da pandemia do Covid 19, a suspensão momentânea do povo na galeria, espaço onde o cidadão acompanha as sessões plenárias há décadas, foi necessária. Tudo feito para a segurança das pessoas.
Mas o cenário epidêmico é bem melhor e isso permite reabrir a galeria para o público, com o objetivo que ele participe ativamente da democracia municipal.
Para isso acontecer, todas as medidas necessárias serão tomadas – como a obrigatoriedade do uso de máscara, o distanciamento social necessário e álcool 70% nas mãos.
A reabertura será já nesta quarta-feira, dia 22 de setembro. As transmissões das sessões pelo Facebook serão mantidas, para todas as pessoas terem a oportunidade de acompanhar.
A Câmara de Pedras de Fogo é a casa do povo. Ele voltará a frequentar o seu lar.
Setembro Amarelo é momento de voltar a atenção para a vida
O mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio. No Brasil, a campanha acontece desde 2014. Foi a partir desse ano que a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, começou a organizar nacionalmente o Setembro Amarelo.
O dia 10 é a data mundial de prevenção ao suicídio, mas a campanha trabalha a valorização da vida durante todos os dias do mês. A campanha começou tímida, e hoje tem uma proporção muito maior do que no seu início.
Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil – no mundo são mais de 01 milhão de mortes. Esta é uma triste realidade, que só cresce, principalmente entre a população jovem. Segundo dados do site setembroamarelo.com, aproximadamente 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais como a depressão e o transtorno bipolar, além de abuso de substâncias.
A campanha aborda a possibilidade de salvar vidas através das ações de toda a sociedade. Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio – sAgir salva vidas! É o que diz a campanha deste ano.
A única forma de combater o suicídio é com a prevenção. Para isso é importante conscientizar toda a população, principalmente as famílias, pois são nelas que estão as possíveis vítimas do suicídio.
A relação com doenças mentais
Estudos apontam que quase a totalidade dos óbitos por suicídio estão associados a um transtorno psiquiátrico que não foi tratado adequadamente ou sequer identificado e acompanhado. Por isso, a campanha Setembro Amarelo busca conscientizar a população sobre a importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, visando contribuir para a redução desses números alarmantes.
É preciso, portanto, falar sobre suicídio de maneira responsável e com base em informações corretas. Desta forma, ABP e o CFM lançaram duas cartilhas com orientações sobre o tema: “Comportamento suicida: conhecer para prevenir“, um manual dirigido a profissionais da imprensa; e “Suicídio: informando para prevenir“, voltada aos profissionais da área de saúde e a toda a sociedade.
É possível prevenir e salvar vidas!
Algumas medidas eficazes para a prevenção já são evidenciadas em pesquisas internacionais, como o treinamento de médicos para identificar e encaminhar corretamente episódios de depressão, a restrição ao acesso e o tratamento/acompanhamento de paciente após alta hospitalar de internação ou atendimento em posto de saúde devido a tentativa de suicídio.
Existe toda uma rede para atender e tratar pessoas com sinais de comportamento suicida. Caps, Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde, Hospital, entre outros podem ser porta de entrada para acolher quem mais precisa. Além dos meios físicos, existe o Centro de Valorização da Vida – CVV, que atende através do telefone 188, chat e e-mail.
A qualquer sinal, aja, busque ajuda e salve vidas – elas precisam de você.